SIMULAÇÃO PARA A OTIMIZAÇÃO DA COLHEITA DA CANA-DE-AÇÚCAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
- § Resumo: A cana-de-açúcar foi introduzida no Brasil no período colonial e transformou-se em uma das principais culturas do país. O Brasil não é apenas o maior produtor de cana-de-açúcar, mas também o primeiro do mundo na produção de açúcar e o segundo na produção de etanol, e conquista, cada vez mais, o mercado externo com o uso do biocombustível como alternativa energética. Por outro lado, o crescimento acelerado do setor nos últimos anos provocou o surgimento de problemas relacionados à logística de transporte, ao processo de produção, ao manejo da cultura e a tomadas de decisões em geral. Devido à complexidade destes problemas, os gestores do setor sucroalcooleiro têm recorrido a novas ferramentas para auxílio nas tomadas de decisões, manejos otimizados e obtenção de estimativas. Neste contexto, é proposto neste trabalho uma metodologia para auxilio no planejamento otimizado da colheita da cana-de-açúcar nas unidades agrícolas que compõem as usinas, de forma a maximizar a produção de POL (porcentagem em massa de sacarose aparente contida na cana-de-açúcar) e a produção de cana-de-açúcar, respeitando restrições impostas pela usina. Para o processo de otimização foi proposto um Algoritmo Genético (AG). Os períodos de colheita dos talhões pertencentes a uma unidade agrícola da usina foram planejados de forma a alcançar a máxima produtividade em um horizonte de planejamento de quatro anos. Os resultados computacionais obtidos são apresentaodos e discutidos, mostrando que esta metodologia é uma importante ferramenta para auxilio dos gestores de usinas nas tomadas de decisões quanto ao planejamento da colheita da cana-de-açúcar.
Detalhes do artigo
Como Citar
NERVIS, J. J., FLORENTINO, H. de O., CANTANE, D. R., RAMOS, R. P., & ISLER, P. R. (2017). SIMULAÇÃO PARA A OTIMIZAÇÃO DA COLHEITA DA CANA-DE-AÇÚCAR. REVISTA BRASILEIRA DE BIOMETRIA, 35(2), 415–439. Recuperado de http://ftpnucleo.ufla.br/index.php/BBJ/article/view/47
Edição
Seção
Articles
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).