Validação de funções de taper na estimativa de diâmetro, altura e volume em um povoamento comercial de Eucalyptus urophylla S. T. Blake

Conteúdo do artigo principal

Fabrício Assis LEAL
Renato Vinícius Oliveira CASTRO
Eraldo Aparecido Trondoli MATRICARDI

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar o desempenho de funções de taper não segmentadas na validação da estimativa do diâmetro, altura e volume de árvores de Eucalyptus urophylla S. T. Blake, de plantios comerciais localizados na região de Rio Verde, GO. Foram cubadas 98 árvores sendo que para o ajuste dos modelos foram utilizadas, aleatoriamente, 60 árvores e para a validação foram utilizadas as outras 38 árvores. As estimativas de diâmetro, altura e volume total apresentaram excelentes ajustes, porém quando a avaliação envolveu volume por seção houve muitos desvios, em todos os modelos. Após as análises verificou-se que o modelo de Demaerschalk foi o mais estável entre os testados, inclusive no processo de validação.

Detalhes do artigo

Como Citar
LEAL, F. A., CASTRO, R. V. O., & MATRICARDI, E. A. T. (2017). Validação de funções de taper na estimativa de diâmetro, altura e volume em um povoamento comercial de Eucalyptus urophylla S. T. Blake. REVISTA BRASILEIRA DE BIOMETRIA, 35(3), 449–460. Recuperado de http://ftpnucleo.ufla.br/index.php/BBJ/article/view/59
Seção
Articles
Biografia do Autor

Fabrício Assis LEAL, Universidade de Brasília

Formado em Engenharia Florestal pelo Centro Universitário de Mineiros (2006). Fez especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Tem MESTRADO em Ciências Florestais pelo programa de Pós-graduação do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é aluno de DOUTORADO pela mesma universidade (UnB) e desenvolve parte de seu doutorado em The University of Texas at Austin, Department of Geography and the Environment.

Renato Vinícius Oliveira CASTRO, Universidade Federal de São João Del-Rei

Pós Doutor (2015), Doutor (2012) e Mestre (2011) em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) na área de Manejo Florestal. Engenheiro Florestal (2008) pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ - Campus Sete Lagoas), Coordenador do Curso de Engenharia Florestal da UFSJ e Professor/Orientador no Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais da Universidade de Brasília (UnB). Atua nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo e Mensuração Florestal; Resíduos Florestais; Energia e Biomassa Florestal; Silvicultura; Inteligência Artificial aplicada à Engenharia Florestal; Estatística Florestal.

Eraldo Aparecido Trondoli MATRICARDI, Universidade de Brasília

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), especialização em aerofotos pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Geografia (ênfase em Sensoriamento Remoto) pela Michigan State University (2003) e doutorado em Geografia (ênfase em Geoprocessamento) pela Michigan State University (2007). Atuou na iniciativa privada, Governo de Rondônia, Nações Unidas e Michigan State University. Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade de Brasília, consultor Ad-hoc da National Science Foundation, da CAPES e do MMA-Projeto ARPA, com atividades na área de Mudanças Climáticas, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica aplicados ao Planejamento Físico-Rural, Zoneamento Ecológico-Econômico, degradação florestal, incêndios florestais, análises ambientais e às mudanças do uso e cobertura da terra.