Metodologia estatística para validação de analistas em ensaios microbiológicos quantitativos

Conteúdo do artigo principal

Veruska Norie TAKADA
Anderson Castro Soares de OLIVEIRA
http://orcid.org/0000-0001-6222-9300
Marcelino Alves Rosa de PASCOA
Marcelo Aparecido MARTINS

Resumo

Todo alimento é um excelente meio de cultura para o desenvolvimento de microrganismos. A preocupação com a contaminação e proliferação destes em alimentos com relação à saúde pública é crescente no mundo, implicando em desenvolvimento de métodos de controle em empresas alimentícias. Por esta razão tem-se tornado frequente a prática de se analisar os alimentos para o consumo e a verificação da existência de bactérias responsáveis por intoxicação e infecção por alimentos. Deste modo, Controle de Qualidade é a forma geralmente utilizada para descrever todas as medidas tomadas que irão garantir a qualidade das práticas realizadas no laboratório. Neste contexto este trabalho tem como objetivo estabelecer um protocolo estatístico de validação de analistas, como parte de um sistema de controle de qualidade para análises microbiológicas quantitativas de alimentos.
Para tanto foram  realizadas simulações de qualificação dos analistas considerando um delineamento inteiramente casualizado e posterior análise dos dados por meio dos testes ANOVA e ANDEV. Os resultados mostram que a ANDEV é melhor que a ANOVA na detecção da variabilidade entre os analistas, tendo apresentado uma taxa menor de erro do tipo I, além de possuir um poder maior. Desta forma a ANDEV necessita uma quantidade menor de repetições,  se adequando melhor à rotina e a realidade entre custo-benefício dos laboratórios.

Detalhes do artigo

Como Citar
TAKADA, V. N., OLIVEIRA, A. C. S. de, PASCOA, M. A. R. de, & MARTINS, M. A. (2018). Metodologia estatística para validação de analistas em ensaios microbiológicos quantitativos. REVISTA BRASILEIRA DE BIOMETRIA, 36(2), 241–257. https://doi.org/10.28951/rbb.v36i2.175
Seção
Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)